O atendimento ao cliente é um aspecto fundamental para o sucesso do seu negócio.
Por meio do atendimento ao cliente, o vendedor pode conquistar a confiança do cliente e construir um relacionamento direto e contínuo, em benefício de compras futuras.
Pelo contrário, não conseguir responder às necessidades e exigências dos consumidores leva a um aumento de clientes insatisfeitos.
Um problema sério para o comerciante, pois este não voltará a comprar e também avisará amigos e conhecidos sobre a confiabilidade da loja.
Você está se perguntando como fazer um bom atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente é o conjunto de todas aquelas atividades que focam a atenção no cliente para prestar uma assistência rápida e qualificada.
É errado pensar que o atendimento ao cliente é uma atividade de vendas e promoção, pois seu trabalho é transformar clientes insatisfeitos em clientes fiéis e felizes com sua compra.
Outro erro que muitas vezes é cometido quando pensamos em atendimento ao cliente é acreditar que é um serviço útil apenas na fase de pós-venda.
Pelo contrário, o atendimento ao cliente é um processo que se desenvolve em todas as fases do percurso de compra de diferentes formas, mas sempre com o mesmo objetivo: satisfazer o cliente.
Vamos dar uma olhada em como você pode melhorar seu relacionamento com seus clientes e construir confiança com eles.
A equipe de atendimento é a cara do seu restaurante. São eles que interagem com seus clientes e é importante que eles saibam o valor de prestar um bom atendimento.
Desde o acolhimento adequado na chegada, passando pelo serviço da comida, até saber gerir de forma adequada eventuais reclamações; cada passo do caminho é essencial para moldar a experiência do cliente.
Obtenha treinamento regular que possa ensinar sua equipe a melhorar o relacionamento com o cliente. Uma boa ideia pode ser criar um manual que explique a eles o que um bom atendimento ao cliente significa para o seu restaurante. Também será útil ao contratar novos funcionários.
Você também pode usar jogos de role-playing para simular situações típicas, ajudando os funcionários a adquirir habilidades práticas.
A experiência do seu cliente não começa com a chegada ao restaurante, começa ainda mais cedo com a reserva. Um processo de reserva frustrante afetará negativamente a experiência geral.
Como é possível evitar estar nesta situação? Basta usar um sistema de reservas de restaurantes para aceitar e gerenciar reservas.
Os clientes podem encontrar o seu restaurante online e fazer reservas através do portal de reservas e da rede de parceiros (que inclui marcas líderes como Google, Instagram e Apple Maps, entre outras).
Os clientes receberão a confirmação instantânea de sua reserva e, da mesma forma, você será notificado automaticamente sempre que uma reserva for feita – isso ajudará você a acompanhar suas reservas.
Tudo isso permitirá reduzir os tempos de espera e minimizar a margem de erro, ajudando a tornar a experiência do cliente a melhor possível.
Imagine: você fica sabendo que naquela noite é o aniversário de um de seus convidados e de presente você lhe oferece uma sobremesa no final do jantar. O cliente ficará agradavelmente surpreso com essa astúcia e sairá feliz.
Este é um ótimo exemplo de uma experiência personalizada do cliente. Você não apenas atendeu às expectativas dele, mas as superou, criando uma experiência memorável para ele.
De acordo com um estudo, 80% dos consumidores são mais propensos a fazer parceria com uma empresa se ela oferecer uma experiência personalizada.
A chave para entregar essa experiência está na coleta de dados do cliente – dados que ajudam a entender melhor o consumidor, antecipar suas necessidades e criar uma experiência sob medida para ele.
Aqui estão mais algumas ideias para criar experiências personalizadas para os hóspedes:
O feedback do cliente é essencial para melhorar o serviço. Mostre a seus convidados que você os valoriza e está ativamente comprometido em melhorar a si mesmo.
Incentive seus convidados a compartilhar sua opinião ou deixar um comentário. Você pode pedir que eles preencham um formulário em um tablet logo após a refeição ou enviar um e-mail ou mensagem com o link para um site de avaliações online.
Mantenha o questionário curto e inclua perguntas específicas sobre a comida, serviço e experiência geral. A ideia é engajar os clientes e facilitar o processo de feedback deles.
O atendimento ao cliente da sua hamburgueria desempenha um papel fundamental no incentivo a visitas recorrentes, fidelização de clientes e atração de novos. Essas quatro práticas ajudarão você a melhorar seu atendimento ao cliente e criar uma experiência que deixe os consumidores satisfeitos.
Tire dúvidas e compreenda como a solução definitiva da Eclética para hamburguerias, pizzarias, franquias e restaurantes pode potencializar seu estabelecimento.
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