Eclética – Sistema para Restaurante

O atendimento ao cliente é um aspecto fundamental para o sucesso do seu negócio.

Por meio do atendimento ao cliente, o vendedor pode conquistar a confiança do cliente e construir um relacionamento direto e contínuo, em benefício de compras futuras.

Pelo contrário, não conseguir responder às necessidades e exigências dos consumidores leva a um aumento de clientes insatisfeitos.

Um problema sério para o comerciante, pois este não voltará a comprar e também avisará amigos e conhecidos sobre a confiabilidade da loja.

Você está se perguntando como fazer um bom atendimento ao cliente?

 

Atendimento ao cliente: o que é e pra que serve?

O atendimento ao cliente é o conjunto de todas aquelas atividades que focam a atenção no cliente para prestar uma assistência rápida e qualificada.

É errado pensar que o atendimento ao cliente é uma atividade de vendas e promoção, pois seu trabalho é transformar clientes insatisfeitos em clientes fiéis e felizes com sua compra.

Outro erro que muitas vezes é cometido quando pensamos em atendimento ao cliente é acreditar que é um serviço útil apenas na fase de pós-venda.

Pelo contrário, o atendimento ao cliente é um processo que se desenvolve em todas as fases do percurso de compra de diferentes formas, mas sempre com o mesmo objetivo: satisfazer o cliente.

Vamos dar uma olhada em como você pode melhorar seu relacionamento com seus clientes e construir confiança com eles.

 

1. Ofereça treinamento adequado à sua equipe

A equipe de atendimento é a cara do seu restaurante. São eles que interagem com seus clientes e é importante que eles saibam o valor de prestar um bom atendimento.

Desde o acolhimento adequado na chegada, passando pelo serviço da comida, até saber gerir de forma adequada eventuais reclamações; cada passo do caminho é essencial para moldar a experiência do cliente.

Obtenha treinamento regular que possa ensinar sua equipe a melhorar o relacionamento com o cliente. Uma boa ideia pode ser criar um manual que explique a eles o que um bom atendimento ao cliente significa para o seu restaurante. Também será útil ao contratar novos funcionários.

Você também pode usar jogos de role-playing para simular situações típicas, ajudando os funcionários a adquirir habilidades práticas. 

 

2. Faça reservas online

A experiência do seu cliente não começa com a chegada ao restaurante, começa ainda mais cedo com a reserva. Um processo de reserva frustrante afetará negativamente a experiência geral.

Como é possível evitar estar nesta situação? Basta usar um sistema de reservas de restaurantes para aceitar e gerenciar reservas.

Os clientes podem encontrar o seu restaurante online e fazer reservas através do portal de reservas e da rede de parceiros (que inclui marcas líderes como Google, Instagram e Apple Maps, entre outras).

Os clientes receberão a confirmação instantânea de sua reserva e, da mesma forma, você será notificado automaticamente sempre que uma reserva for feita – isso ajudará você a acompanhar suas reservas.

Tudo isso permitirá reduzir os tempos de espera e minimizar a margem de erro, ajudando a tornar a experiência do cliente a melhor possível.

 

3. Ofereça uma experiência personalizada

Imagine: você fica sabendo que naquela noite é o aniversário de um de seus convidados e de presente você lhe oferece uma sobremesa no final do jantar. O cliente ficará agradavelmente surpreso com essa astúcia e sairá feliz.

Este é um ótimo exemplo de uma experiência personalizada do cliente. Você não apenas atendeu às expectativas dele, mas as superou, criando uma experiência memorável para ele.

De acordo com um estudo, 80% dos consumidores são mais propensos a fazer parceria com uma empresa se ela oferecer uma experiência personalizada.

A chave para entregar essa experiência está na coleta de dados do cliente – dados que ajudam a entender melhor o consumidor, antecipar suas necessidades e criar uma experiência sob medida para ele.

Aqui estão mais algumas ideias para criar experiências personalizadas para os hóspedes:

  • Esteja ciente de suas alergias ou preferências alimentares
  • Faça ocasiões especiais memoráveis ​​(por exemplo, aniversários, datas comemorativas, etc.)
  • Leve a sério os pedidos especiais e torne-os possíveis
  • Envie comunicações de marketing direcionadas por e-mail ou mensagem

 

4. Peça feedback

O feedback do cliente é essencial para melhorar o serviço. Mostre a seus convidados que você os valoriza e está ativamente comprometido em melhorar a si mesmo.

Incentive seus convidados a compartilhar sua opinião ou deixar um comentário. Você pode pedir que eles preencham um formulário em um tablet logo após a refeição ou enviar um e-mail ou mensagem com o link para um site de avaliações online.

Mantenha o questionário curto e inclua perguntas específicas sobre a comida, serviço e experiência geral. A ideia é engajar os clientes e facilitar o processo de feedback deles.

 

Valorize o atendimento ao cliente do seu restaurante

O atendimento ao cliente da sua hamburgueria desempenha um papel fundamental no incentivo a visitas recorrentes, fidelização de clientes e atração de novos. Essas quatro práticas ajudarão você a melhorar seu atendimento ao cliente e criar uma experiência que deixe os consumidores satisfeitos.

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Tire dúvidas e compreenda como a solução definitiva da Eclética para hamburguerias, pizzarias, franquias e restaurantes pode potencializar seu estabelecimento.