Eclética – Sistema para Restaurante

Você não sabe como cultivar o relacionamento com seus clientes e fidelizar a clientela, que rapidamente se esquecem de você e da sua pizzaria?

Existem inúmeras estratégias que você pode adotar para garantir que um cliente de longa data volte a comprar no seu restaurante e neste artigo vamos tentar juntos entender as estratégias mais utilizadas pelas pizzarias de sucesso nesse sentido.

 

Por que a lealdade é tão importante?

Fidelizar clientela é um processo composto por diferentes atividades e estratégias. Se realizadas com precisão, essas movimentações trazem múltiplos benefícios, tanto para a empresa quanto para o cliente. 

Vamos ver juntos quais são as maneiras e vantagens que podem ser obtidas ao trazer o cliente para fidelizar a sua empresa:

Sazonalidade: cada atividade é afetada por um determinado período do ano. Quão bom seria para essas realidades poder recorrer a uma entrada segura e certa nos períodos mais sombrios? Aqui, o principal benefício da fidelização da clientela é justamente isso: um cliente fiel, que conhece o seu negócio e confia nos serviços que você pode oferecer, pode comprar de você em qualquer época do ano.

Boca a boca: um cliente satisfeito com o seu negócio certamente o indicará para parentes e amigos. Além de falar bem de você por aí, seu cliente fiel escreverá avaliações positivas online sobre sua empresa, que podem ser vistas por uma infinidade de usuários na internet, elevando seu grau de confiabilidade aos olhos deles.

Clientes recorrentes gastam 67% mais do que novos clientes: se sua estratégia de marketing for baseada na  jornada do comprador e no funil de vendas, você saberá como pode ser difícil captar a atenção de novos clientes. Consequentemente, você também entenderá o quão importante é fazer “amizade” com os clientes atuais, que se tornam pérolas preciosas em suas mãos. Será uma relação bilateral onde o seu cliente beneficiará das ofertas que lhe são dedicadas e saberá que pode contar consigo continuamente; por outro lado, você o conhecerá, passo a passo, cada vez melhor e poderá  se aproximar de todas as suas necessidades, obtendo constantemente novas receitas. 

 

Neste ponto vamos definir juntos quais são as estratégias a serem adotadas para obter fidelizar a clientela.

  1. “Humanize” sua pizzaria 

Como já dissemos, a maioria das empresas investe muito na aquisição de clientes e depois de realizada a compra, o cliente é abandonado. É importante saber  equilibrar o “pré” e o “pós” compra: o primeiro passo permite conquistar o coração dos novos clientes; as etapas posteriores à venda, por outro lado, são utilizadas para manter o cliente ativo, permitindo que a pizzaria não o perca. Como, então, manter o relacionamento com o cliente mesmo após a compra, quando, aparentemente, não há mais nada em jogo?

Ao humanizar sua pizzaria, você garante que o consumidor, que já consumiu no seu restaurante, não se esqueça de você. Para fazer isso, você tem que torná-lo seu “amigo”. E o que seus amigos costumam fazer? Em primeiro lugar, eles se lembram do seu aniversário. Por meio  de SMS,  e-mail, mensagens, automação de marketing  ou ferramentas tradicionais de marketing, você pode enviar um cupom de desconto ao seu cliente. 

  1. Dê ao cliente um motivo para fugir da concorrência

Para garantir a fidelidade do cliente, você também precisa dar a ele um  motivo para voltar  e fugir da concorrência. É neste contexto que entram em jogo as principais estratégias de fidelização de clientes, desde as mais comuns às menos tradicionais.

Um exemplo de estratégia de fidelização de clientes bastante utilizada é aquela que utiliza cupons acumulativos, onde o cliente consome x itens do seu cardápio ou visita x vezes o estabelecimento e recebe um brinde especial por isso.

Esta é a estratégia mais tradicional e, ao mesmo tempo, uma das mais eficazes. Permitir que o cliente acumule pontos, compra após compra, até mesmo receba recompensas muito caras, garante mais vendas no seu negócio. 

De fato, para aumentar seus pontos para ganhar um brinde específico, o cliente preferirá sua loja à de um concorrente.

  1. Faça o cliente entender que sua opinião é importante

Para que o cliente se sinta importante para a sua empresa, é aconselhável elaborar um método que lhe permita dar valor à sua opinião.

Criar uma série de questionários aos quais o cliente possa responder traz inúmeros benefícios: em primeiro lugar, como já explicado, conscientize o cliente de que seu pensamento e opinião são importantes para o seu negócio e que você se inspirará nas respostas dele para melhorar ou implementar um serviço. Não somente. A criação de questionários permite melhorar a interação com o cliente e, acima de tudo, receber feedback fundamental em troca  para realmente entender o que falta ao seu negócio e quais são suas principais vantagens. 

Com base nas respostas que você receberá, você poderá então começar a trabalhar nos pontos mais carentes do seu negócio, a fim de aperfeiçoá-lo. Às vezes, de fato, quando se está muito imerso em uma situação, é difícil entender o que está realmente errado. Tirar os antolhos graças à ajuda de quem está de fora, de quem vê as coisas de cima e não de dentro, é uma vantagem de indiscutível valor.

E, por fim, não se esqueça que o atendimento ao cliente deve ser  completo e confiável  em todos os momentos, mesmo após a compra. Essas são algumas maneiras de fidelizar a clientela gastando pouco e lucrando muito. 

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