Eclética – Sistema para Restaurante

Você possui ou administra um restaurante? Então talvez você possa usar algumas ideias para viralizar no instagram e aumentar o número de convidados em sua mesa. 

Imagino que já tenha bastante experiência nesta área, mas se está à procura de novas ideias para atrair novos clientes para o seu restaurante e fazer com que os antigos voltem, hoje tenho algumas dicas para si.

Um cliente que é agradavelmente surpreendido por uma ideia é alguém que está bem disposto para com a pessoa que a teve. Portanto, para se destacar da concorrência em sua área, é uma boa ideia ser notado com algumas ideias realmente incríveis. E é isso que vou lhe dizer agora, enquanto você continua lendo este artigo.

 A estratégia para viralizar no Instagram visa explorar as características, popularidade e pontos fortes da plataforma para conquistar o interesse do público-alvo da empresa.

Quer você os ame ou as odeie, as Redes Sociais hoje fazem parte do cotidiano de quase todos nós: são poucos os que, pelo menos uma vez por dia, não acessam o Facebook ou Instagram para acompanhar  as últimas notícias, bisbilhotar a rotina de um artista famoso e, acima de tudo, seguir seus favoritos e as marcas do coração

Sim, porque as Redes Sociais também passaram a fazer parte das empresas por direito. 

Dito isso, apesar do grande número de usuários que povoam o Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas sociais, tornar-se viral não é nada fácil. Mas há um truque: a  Estratégia de Mídia Social. Planejar todas as atividades que ocorrem nas Redes Sociais pode se tornar seu craque na manga para explorar todo o seu potencial. Ficou curioso para saber mais? Leia este artigo!

 

Por que é importante planejar atividades nas redes sociais?

 

Ainda existem muitas empresas que confiam no improviso ao publicar seus posts nas Redes Sociais. Muitos, aliás, acham que devem estar presentes apenas porque “todos estão lá” e “até os concorrentes têm seu próprio perfil”.

Vou te contar um segredo: é melhor estar ausente nas redes sociais do que estar presente de forma negativa. Por isso, é necessário seguir uma Estratégia de Mídia Social. 

De início já descartamos as postagens agendadas à noite, antes de dormir, em 10 minutos. Jogamos fora os postes improvisados, que não levam em conta o público ao qual queremos nos dirigir e não possuem objetivos pré-estabelecidos. 

Também descartamos todas as  postagens deixadas à mercê das ondas: os envolvidos em  Social Media Marketing devem passar a maior parte do tempo fazendo testes e, posteriormente, monitorando cada postagem. Só assim é possível alcançar resultados concretos e viralizar no instagram.

 

Ferramentas para usar: redes sociais

 

Antes de mais nada, você precisa descobrir (se ainda não sabe) quais redes sociais as pessoas que visitam seu restaurante usam.

Normalmente, para a categoria do seu negócio (Restaurantes, Pizzarias, Hamburguerias, Bares, etc…), encontra-os no Facebook e Instagram. Em particular, no Facebook você encontrará pessoas com idades entre 35 e 40 anos ou mais. No Instagram, você encontrará um público-alvo mais jovem, mas cuidado, pois os maiores de 40 anos também estão chegando lá. Por outro lado, se o seu público-alvo for jovem, você pode focar muito tanto no Instagram quanto no emergente TikTok.

 

Estratégias para surpreender e viralizar no Instagram

 

Estas são dicas eficazes que já funcionaram para centenas de donos de restaurantes como você. Algumas dessas estratégias foram usadas por profissionais de marketing clássicos e provaram ser igualmente bem-sucedidas em um contexto digital. Outros nasceram na era digital, como o marketing de alimentos. O segredo para fazer funcionar é ter uma boa ideia, da qual as pessoas podem tirar uma vantagem real, em termos de dinheiro, experiência ou recompensa.

Mas para transformar sua boa ideia em uma ideia vencedora, você precisa de algo mais. Você precisa de imaginação e organização. Esta é a única maneira de aumentar o número de clientes em seu restaurante.

 

1- Para viralizar no Instagram presenteie seus seguidores

 

O objetivo pelo qual você deve dar presentes aos seus seguidores é aumentar o número deles e, acima de tudo, o envolvimento deles com a conta social do seu restaurante. Se você fizer um sorteio em troca de curtir uma postagem ou, melhor ainda, começar a seguir sua conta social, as pessoas estarão mais propensas a se conectar com você.

Mas social não é apenas colocar um “curtir” ou se tornar um “seguidor”. Você também pode dar um presente simplesmente pedindo que marquem seus 5 amigos mais próximos nos comentários de uma de suas postagens ou nos que escreveram sobre seu restaurante. Portanto, a primeira sugestão é oferecer um brinde todo mês e você verá rapidamente seus seguidores e engajamento aumentarem. Como resultado, o mesmo acontecerá com os clientes do seu restaurante.

Por exemplo, um caso muito típico é dar um cover, uma bebida ou algo relativamente barato para todas as pessoas que fazem uma ação que lhe interessa. Você pode pedir para eles seguirem sua conta, curtir um post, marcar vários amigos ou usar uma certa #hashtag para se beneficiar do presente.

 

2 – Organize um sorteio

 

Um sorteio é uma competição realizada nas mídias sociais. Desde que o primeiro sorteio foi criado, muitas empresas os organizaram com o objetivo de ganhar publicidade, criar engajamento com as pessoas e aumentar o alcance comunicativo de suas contas sociais. 

Se bem organizado, o sorteio é uma ferramenta muito poderosa para qualquer estratégia de marketing e é especialmente indicado para restaurantes, pizzarias e outros tipos de estabelecimentos pertencentes à categoria de alimentos e bebidas.

Plataformas como Instagram e Facebook são ideais para organizar um sorteio de sucesso, principalmente, na minha opinião, o primeiro. Você pode criar diferentes tipos de sorteios: concursos de fotos, quizzes, enquetes e outros. Por exemplo, se você quer organizar um sorteio de fotos (ideal para divulgar sua comida), você pode pedir para seus seguidores postarem uma determinada foto. Pode ser uma foto do seu prato favorito ou sua última criação culinária caseira.

Em troca, você dará a oportunidade de ganhar algo de valor real para eles (por exemplo, um jantar para dois). Para criar engajamento durante um sorteio, você precisa garantir que todas as postagens que você publicar usem a tag do concurso e que seu restaurante esteja marcado. Esta é a configuração mínima.

 

3 – Publique suas histórias para criar engajamento

 

As pessoas adoram histórias. Não surpreendentemente, as campanhas publicitárias baseadas em histórias sempre estiveram acima de outras formas de comunicação. Em particular, as campanhas de narrativa visual são muito populares nas mídias sociais. Esse tipo de abordagem tem a vantagem de gerar muito engajamento com os fãs nas redes sociais.

Esse tipo de abordagem tem a vantagem de gerar muito engajamento com os fãs nas redes sociais. As postagens orientam as pessoas através de uma história curta, envolvendo-as até o ponto em que estão bem preparadas para interagir. Basicamente, trata-se de engajar usuários que, uma vez inseridos na história, vão/devem realizar uma ação pré-determinada antes da estratégia (marcar um amigo, interagir, fazer uma pergunta, etc.).

Publicar conteúdo visual na forma de uma história, sem dúvida, ajuda a criar empatia com as pessoas, ou pelo menos deixar uma marca sua em suas mentes.   Essa estratégia geralmente leva naturalmente a um aumento no número de visitantes do seu restaurante. 

Além disso, se você conseguir colocar em prática um plano editorial vencedor, poderá ver seu número de seguidores aumentar, graças à expansão de suas postagens para amigos, familiares e colegas de seu público atual. Lembre-se: quanto mais você interagir com os clientes nas redes sociais, mais oportunidades terá para retê-los.

 

4 – Reposte as postagens de seus clientes 

 

Outra maneira do seu restaurante viralizar no Instagram é republicar as postagens de seus clientes, onde eles tiram fotos de seus pratos recém-servidos e as publicam em suas contas. 

Essa técnica pode realmente gerar muito engajamento, pois na vida online das pessoas não há nada mais gratificante do que ver seu conteúdo apreciado nas redes sociais. A republicação de postagens de clientes é uma ótima maneira de promover gratuitamente, interagir com os clientes e divulgar sua marca na web.

Crie uma hashtag para poder seguir as suas publicações e quem sabe oferecer um pequeno presente a quem aderir à iniciativa (uma sobremesa especial, um copo de vinho ou o que for) para incentivar a sua participação. 

Se você for marcado no post, fica ainda mais fácil e rápido colocar a estratégia em prática. 

Depois de localizar suas postagens, reposte-as em sua conta, marcando o autor e escrevendo uma frase de agradecimento que pode variar de um simples agradecimento a uma resposta espirituosa se a foto for acompanhada de uma legenda engraçada.

Usar o conteúdo gerado pelo cliente ajuda a conta do restaurante a parecer “humana” e “autêntica”, ofuscando o fato de que você está realmente se promovendo. Quando as pessoas percebem essa autenticidade, isso desencadeia algo que é inestimável para você e qualquer negócio: confiança. 

A confiança é gerada pelo fato de seus clientes terem compartilhado seus pratos. Isso conta como uma avaliação de 5 estrelas e está estatisticamente comprovado que 92% das pessoas confiam nessa forma de recomendação. Por que não aproveitar?

 

5 – Pra viralizar no Instagram publique fotos atraentes de sua comida

 

Se você optar por usar redes sociais baseadas em imagens, como Instagram ou Pinterest, precisará fazer o seu melhor ao tirar fotos de sua comida antes de ser servida. 

Felizmente, essas redes sociais permitem o uso de filtros para ajudá-lo a melhorar a aparência de suas imagens. Mas, se você começar com uma base embaçada, fora de foco ou muito escura, isso não ajudará suas fotos a serem atraentes.

Você precisará de um smartphone que tire fotos de qualidade e certifique-se de que o “conjunto de fotos” da sua cozinha esteja bem iluminado (a luz natural é preferível) e livre de elementos desagradáveis ​​e distrativos. 

Evite usar o flash tanto quanto possível. É melhor criar um canto especial que seja mantido limpo, coberto por um fundo neutro. Se necessário, você pode usar alguns acessórios para embelezar a foto, como flores, garfos, colheres de pau, etc., mas lembre-se sempre que a estrela da foto é a que está dentro do prato.

O uso de imagens de qualidade aumenta muito o envolvimento das pessoas, pois elas capturam mais sua atenção ao rolar pelos feeds de seus smartphones.

 

Último conselho

 

Um último conselho para viralizar no Instagram, que é mais uma recomendação, é contar sua história por meio de imagens cotidianas. 

Colocar seu rosto lá fora cria reconhecimento e autoridade, porque permite que as pessoas saibam quem você é, o que você faz e como você faz. É chamado de “marca pessoal” e é outro ramo do marketing. 

Hoje, “sair da cozinha” é a melhor forma de ganhar visibilidade online, de ser reconhecido e apreciado, de criar uma marca pessoal de sucesso. 

Isso geralmente é alcançado não promovendo o lugar, mas a pessoa, que por sua vez se tornou uma marca pessoal.

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