A automatização dos processos de gestão dentro dos restaurantes não é ficção científica, mas sim um processo que já está em curso há algum tempo. Com 79% dos clientes relatando uma experiência aprimorada com tecnologia, o software de automação e gerenciamento de restaurantes deve ser uma prioridade para os proprietários de restaurantes.
Um sistema de gerenciamento de restaurante é uma ferramenta que normalmente inclui software e hardware de restaurante usados para otimizar a operação de um restaurante. Um sistema de gerenciamento de restaurante oferece uma ampla gama de funções, desde gerenciamento de estoque até agendamento de funcionários e monitoramento do sistema POS.
A tecnologia é o fator que hoje, mais do que muitos outros, faz a diferença entre um restaurante de sucesso e um que luta para se manter aberto.
As vantagens são inúmeras: clientes mais informados e pedidos mais ágeis à mesa, menos suscetíveis a erros e desperdícios. Ao mesmo tempo, é possível integrar dados sobre o que está acontecendo no corredor, no caixa, na cozinha e até no estoque. Dessa forma, o empresário tem total controle de seu negócio e consegue acompanhar números e métricas com facilidade.
E a experiência do cliente, principal meta para o sucesso do restaurante, ganha muito com a informatização, pois o serviço melhora em qualidade, velocidade e precisão.
Os benefícios de usar um software de automação para seu restaurante
Há muitos benefícios em usar um software de gerenciamento de restaurantes para todos os envolvidos nas operações comerciais. Vários benefícios, incluem:
👉 1. Menos estresse de gerenciamento – o agendamento de funcionários é muito mais fácil de navegar com o software de gerenciamento de restaurante certo. Reduza os níveis de estresse gerencial e dos funcionários, fornecendo uma plataforma de restaurante baseada em nuvem que todos os membros da equipe podem acessar.
Os gerentes também terão menos probabilidade de se envolver em reclamações de clientes se um programa de software for usado para manter as reservas de clientes simplificadas. O software projetado para evitar reservas duplas ou overbookings aumentará os níveis de satisfação de clientes e funcionários. Clientes e funcionários mais satisfeitos se traduzem em menor necessidade de intervenções gerenciais para resolução de conflitos.
Um sistema de automação pode coletar e analisar dados sobre clientes e tendências de pedidos. Isso pode ajudar os gerentes do restaurante a tomar decisões informadas sobre o menu, o marketing e outras estratégias de negócios.
👉 2. Melhor experiência do cliente – os clientes adoram as melhorias tecnológicas e a interação com um sistema amigável ao longo de sua experiência gastronômica. Fornecer aos clientes recursos de pedidos online e programas de fidelidade aumentará a probabilidade de deixar uma mídia social positiva ou revisão de plataforma de terceiros.
Com avaliações de clientes e postagens de mídia social atuando como marketing e publicidade gratuitos para o seu negócio, fornecer uma experiência tecnologicamente agradável deve ser uma prioridade.
As plataformas de gerenciamento podem integrar a mídia social de um cliente com um programa de fidelidade e recursos de pedidos online, oferecendo recompensas ou incentivos. Esses incentivos podem se traduzir em enormes lucros para o seu restaurante.
Na verdade, de acordo com alguns estudos de caso, os pedidos online podem aumentar os gastos do cliente em 23% por pedido em comparação com restaurantes no local. Aumente as vendas mensais e as avaliações positivas dos clientes, criando acessibilidade de aplicativos móveis para clientes externos e software fácil de usar para compras na loja.
Um ótimo programa de fidelidade também reduzirá a rotatividade de clientes. Com uma redução de apenas 5% na rotatividade de clientes, um restaurante pode obter um aumento de lucro de 25 a 125%. Isso se traduz em economia quando você considera que custa cinco vezes mais adquirir um novo cliente do que manter um existente.
Sistemas de automação, como o pagamento sem contato ou o pedido por aplicativo, podem tornar a experiência do cliente mais conveniente e rápida. Isso pode aumentar a satisfação do cliente e aumentar a fidelidade ao negócio.
👉 3. Melhorias na comunicação – 81% dos funcionários preferem ingressar em uma empresa que valoriza a comunicação aberta. Independentemente de as comunicações envolverem o gerenciamento de mesas ou a navegação no software do restaurante, sua equipe pode permanecer conectada com uma plataforma de gerenciamento de restaurantes que atende às suas necessidades de comunicação.
Além disso, os funcionários poderão se comunicar melhor com os clientes por meio de uma plataforma de gestão que pode enviar alerta de aplicativos móveis em tempo real. Uma plataforma de gerenciamento de restaurante baseada em nuvem pode manter as conversas facilmente acessíveis e arquivadas para referência futura.
👉 4. Aumento da eficiência – Um sistema de automação pode ajudar a otimizar o fluxo de trabalho do restaurante, tornando as operações mais rápidas e precisas. Isso pode incluir o processamento de pedidos, pagamentos e gerenciamento de inventário.
👉 5. Economia de custos – A automação pode ajudar a reduzir os custos operacionais do restaurante, como a necessidade de menos mão-de-obra para realizar tarefas manuais. Isso pode liberar recursos para investir em outras áreas do negócio.
Conclusão
Um sistema de automação para restaurantes pode ser muito útil para aumentar a eficiência e a precisão do processamento de pedidos, gerenciamento de estoque e administração de pagamentos. Isso pode ajudar a melhorar a experiência e aumentar a satisfação do cliente, maximizando os lucros.
Também pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho do negócio e ajudar a tomar decisões estratégicas. Além disso, é possível integrar sistemas de pagamento eletrônico, delivery e outros para aumentar a comodidade e agilidade no atendimento ao cliente.
Com a automação, é possível eliminar erros humanos comuns, como digitação incorreta de pedidos ou falta de itens no estoque. Isso pode melhorar a precisão e a qualidade do atendimento ao cliente.